Introdutório IFS em Português 15ª Ed 21-22 Setembro 2024
2 Day Workshop
–
2 dias
Workshop Introdutório online em Terapia dos Sistemas Familiares Internos.
15ª Edição em Português
Dias 21-22 Setembro 2024 / Sabado-Domingo.
Falado em Português.
Duração: 2 dias - 10h treino no total
Terá lugar online com apoio de plataformas educacionais.
1º Dia. Sabado 21 Setembro 2024 - 5h
2º Dia. Domingo 22 Setembro 2024- 5h
Horário em Lisboa
12h-17:30h
Horário no Brasil
9h-14:30h
PROGRAMA
- Pretende-se oferecer uma visão geral dos fundamentos teóricos e da metodologia IFS, mas sobretudo uma oportunidade para explorar experiencialmente o seu próprio sistema interno.
- Etapas básicas do processo terapêutico serão discutidas, através de apresentações, experienciação, visionamento de demonstrações, e demonstração ao vivo.
- Exercícios experienciais em grupos distribuídos por breakout rooms terão lugar.
Recursos disponibilizados em Plataformas Educacionais após a inscrição:
Materiais de leitura, multimedia.
Disponíveis antes, durante e após o workshop.
Nota: Estes workshops são abertos a profissionais de saude no sentido lato do termo.
.......
Informações
Register / Inscrição
Inscrições | Pagamento
Este Introdutório (15ª Edição) de 2 dias pode ser frequentado por qualquer estudante ou profissional das áreas da saúde.
Valor da Inscrição: 180€
Pagamentos para a Soc Portuguesa de Psicoterapias Coinstrutivistas
IBAN PT50 001000003637687000198
SWIFT/BIC: BBPIPTPL
Cancelamentos:
Em caso de necessitar cancelamento reembolsamos 75% do valor da propina paga.
Trainers
TRAINERS
Aníbal Henriques Completou o treino em Sistemas Familiares Internos pelo IFS-Institute nos níveis 1(Barbara Cargill), 2 ( Michael Elkin e Osnat Arbel), e 3 (Richard Schwartz). Enquanto Partner do IFS-I para a organização de treinos oficiais IFS, realizou em 2018 o primeiro de uma série de treinos oficiais IFS em Portugal, com Barb Cargill, Susan McConnell, e Cece Sykes. Em 2019 e 2020 novos treinos oficiais tiveram lugar, nos níveis L1(Susan McConnel, Osnat Arbel, Pam Krayse), L2 (Frank Andersen) e L3 ( Dick Shwartz). No contexto destes treinos desenvolveu experiência alargada enquanto Program Assistant em treinos internacionais. É supervisando regular de diferentes Lead Trainers nesta abordagem. Tem também contribuído para a edição de publicações IFS em Português, como o Inovações e Elaborações em IFS, com a Editora Coisas de Ler.
É Psicólogo Psicoterapeuta envolvido desde o final dos anos oitenta na formação e treino de psicólogos psicoterapeutas.
Ana Catarina Cunha é Psicóloga clínica e da saúde, com mestrado na área da regulação emocional e pós-graduada em neuropsicologia. Tem vindo a dedicar-se à prática e a realizar treino em IFS, com Bárbara Cargill, Susan McConnell e Cece Sykes. Participou como assistente (Program Assistant) no treino IFS realizado em Portugal com Susan McConnell e Osnat Arbel. Tem integrado as formações e treinos na SPPC em modelos construtivistas - EFT, Terapia da Coerência e Terapias Narrativas, entre outros. No seu percurso profissional tem-se dedicado à área da regulação emocional, da parentalidade, em intervenção com foco na familia e na área do Desenvolvimento.
Vera Barroso Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com Especialidade avançada em Neuropsicologia. Completou o nível 2 em EMDR com Udi Oren e participou em diversos workshops de alguns dos principais modelos psicoterapêuticos como Terapia Focada nas Emoções, Gestalt, Terapia da Coerência, Terapias Narrativas, entre outros. Completou em 2018 o primeiro nível L1 do treino em Sistemas Familiares Internos pelo CSL - Center for Selfleadership - com Barbara Cargill, Susan McConnell e Cece Sykes. Foi Program Assistant no primeiro nível L1 de 2019 com Susan Mcconnell e Osnat Arbel. Exerce clínica privada desde 2007; faz supervisão em modelos construtivistas e encontra-se a concluir Especialização em Psicoterapia pela SPPC.
Carolina Pinto completou a Licenciatura em Psicologia em 2004, Pós-Graduação em Neuropsicologia em 2008 e Mestrado em 2013. Completou o nível 1 em Terapia Focada nas Emoções (EFT) em Glasgow com Robert Elliott em 2015, tendo participado em diversos workshops de alguns dos principais modelos psicoterapêuticos como AEDP, ACT, entre outros. Completou em 2018 o primeiro nível L1 do treino em Sistemas Familiares Internos pelo CSL - Center for Selfleadership - com Barbara Cargill, Susan McConnell e Cece Sykes. Foi Program Assistant no primeiro nível L1 de 2019 com Susan Mcconnell e Osnat Arbel. Exerce clínica privada e Psicoterapia desde 2009, e está em supervisão e a concluir Especialização em Psicoterapia pela SPPC.
O que é a Terapia dos Sistemas Internos
A Terapia dos Sistemas Internos recorre à Teoria dos Sistemas Familiares - à idéia de que os individuos não podem ser compreendidos de forma cabal isolados da unidade familiar - para desenvolver tecnicas e estratégias capazes de abordar de forma eficaz temas da comunidade interna ou familiar da pessoa. Trata-se de uma abordagem psicoterapêutica baseada na evidência, que assume a multiplicidade da mente ou seja, que todos dispomos de uma variedade de subpersonalidades ou "partes". E que conhecer melhor cada dessas partes reequilibra o sistema interno.
Do ponto de vista do modelo as alterações ao comportamento que sinalizam a presença de diferentes subpersonalidades não são más notícias. Longe de constituirem necessariamente evidência de patologia extrema por parte do cliente ou incompetência por parte do terapeuta, a presença dessas subpersonalidades são sinais de que o cliente se sente suficientemente seguro para permitir que estas se manifestem. Na IFS, experiências de flashbacks, dissociação, ataques de pânico, resistência ou transferência, são ferramentas usadas pelas diferentes partes, e como tal, indicadores úteis do que é necessário que aconteça em terapia.
Este workshop de 2 dias constitui uma boa oportunidade de conhecer e experimentar um modelo de psicoterapia de vanguarda, útil na pratica clínica do dia a dia, mas em particular como instrumento de acesso às experiências mais difíceis ou traumáticas que ocorrem ao longo do percurso de vida, com enfoque natural nas adversidades da infância e adolescência, períodos de desenvolvimento particularmente críticos em face da manifesta vulnerabilidade ao meio familiar, escolar e social.
Trata-se de um modelo terapêutico que assume como nenhum outro a multiplicidade da mente, recorrendo a este conhecimento da multiplicidade, à autocompaixão e à sabedoria natural e inata de cada, como forma de acolher e transformar subpersonalidades ou partes do sistema que carregam crenças e memórias problemáticas. A IFS é referida por Bessel Van der Kolk no seu Livro “The Body Keeps the Score” como um método profundo e verdadeiramente inovador.
Prática baseada na evidência - A Terapia de Sistemas Internos é reconhecida como prática baseada na evidência, integrando a lista da NREPP nos Estados Unidos.